No resseguro, os preços continuam em queda

Estudo global da JLT avalia as renovações realizadas em primeiro de 1º de janeiro, data em que cerca de 70% dos contratos de resseguro no mundo são revistos

Os contratos de resseguros renovados em 1º de janeiro de 2017 mostram a manutenção da tendência de queda nos preços, embora em ritmo menor do que nos últimos anos. Apenas os segmentos de resseguros contra riscos cibernéticos e de saúde registraram aumento. Todos os outros registram quedas de preços pelo segundo ano consecutivo, de acordo com estudo divulgado em Londres pela JLT Resseguros, empresa do grupo Jardine Lloyd Thompson.

Publicidade

De acordo com o vice-presidente da JLT Brasil Resseguros, Pedro Farme, essas linhas não representam tendências de mercado, porque ainda têm volume pequeno de reservas e alta volatilidade. “O resseguro para contratos de risco cibernético é um produto novo, que ainda registra alta volatilidade devido ao baixo volume de prêmio relativo. Já Alguns ramos de saúde e acidentes pessoais, apesar de já tradicionais, também apresentam volatilidade de resultados por volume baixo”

O estudo global da JLT avalia as renovações realizadas em primeiro de 1º de janeiro, data em que cerca de 70% dos contratos de resseguro no mundo são revistos. Esse ano, apesar da redução na oferta de capital para o resseguro, que vem se acentuando há mais de dois anos, o mercado de resseguros deve manter o atual cenário de preços mais atrativos para os clientes, com reduções em praticamente todos os segmentos.

De acordo com o VP da JLT Brasil Resseguros, as renovações de resseguro do 1º de janeiro refletem grande parte do mercado por concentrarem programs nos Estados Unidos, maior mercado do mundo, e parte significativa da Europa e Ásia. No Japão, outro grande mercado de seguros, as renovações ocorrem em tradicionalmente em abril. Já no Brasil e America Latina, são feitas ao longo do ano, de acordo com as datas estabelecidas pela cedentes por diversas razões.

Publicidade

Artigos Relacionados