“O futuro chegou”, aborda Café com Seguro em Porto Alegre

Edição do encontro promovido pela ANSP apresentou o conceito de gamificação no mercado de seguros

“O futuro chegou”, argumentou o atuário e consultor da Mirador Atuarial Fabrízio Krapf logo no início da edição porto-alegrense do Café com Seguro. O evento, promovido pela Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindSeg-RS), aconteceu nesta terça-feira (28), na sede gaúcha da Escola Nacional de Seguros e abordou sobre o conceito de gamificação do mercado de seguros.

Publicidade

Evento lotou o auditório do SindSeg-RS

Com o crescente avanço das novas tecnologias e conceitos novos cada vez mais rápidos. “Tudo funciona muito rápido, daqui há cinco anos ninguém mais vai querer falar sobre o que falamos hoje, pois já vai ser obsoleto”, disse. O atuário citou empresas que analisam o perfil das pessoas para fazer campanhas de marketing direcionadas: “Na eleição dos Estados Unidos, uma determinada empresa chegava a enviar mensagens durante os debates de acordo com o perfil de cada pessoa”, contou.

No setor de seguros, tecnologias de perfil e até vestíveis também já estão sendo utilizadas, principalmente na área de saúde. “Uma empresa americana dá um dispositivo vestível para a pessoa e ele calcula quanto ela se movimenta e dá algumas metas para cumprir diariamente. Se essas são cumpridas elas dão uma restituição do que se pagou pelo plano, trabalhando com uma recompensa financeira”, destacou. No seguro auto do futuro, segundo Krapf, as melhores variáveis seriam as principais rotas, horários de utilização e maneira de dirigir. “Essas seriam as informações que precisaríamos para fazer uma boa precificação e com as novas ferramentas de coletar dados isso será possível”, complementa.

Sérgio Rangel, atuário, professor da UFRGS e consultor sênior da Mirador Atuarial

O atuário, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e consultor sênior da Mirador Atuarial, Sérgio Rangel, contribuiu com os dados apresentados relatando um panorama sobre o conceito de gamificação. “Como podemos trazer o desejo das pessoas por jogos para resolver alguns problemas do nosso mundo?”, questionou sobre a palavra que significa motivar e engajar um público através de jogos visando soluções e até objetivos.

Publicidade

Para ele, no mercado de seguros, a estratégia pode ser facilmente utilizada, sendo considerada ‘tangível’, quando o objetivo é um desconto no prêmio (preço do seguro), e ‘intangível’, que podem ser milhares, como, por exemplo, ajudar o segurado a ser mais saudável e outras. “Nesse processo a gamificação se ajuda a pessoa na jornada, não no destino”, comentou ao ressaltar que a estratégia está sendo mais focada para seguradoras afim de minimizar os riscos.

O presidente do SindSeg-RS, Guacir Bueno, aproveitou o momento e entregou um certificado de agradecimento ao presidente da ANSP, Mauro Batista, que deixará a presidência da entidade e assumirá o Conselho Superior da Academia. “Este momento demonstra a qualidade e o interesse do nosso mercado gaúcho”, disse Guacir. “O seguro é uma conquista de todos e essa é a importância da ANSP, pois ela cuida dessa instituição. Fico muito agradecido por este agradecimento, pois é muito importante vindo de um rincão como o Rio Grande do Sul”, acrescentou Mauro Batista ao anunciar que Guacir Bueno é o mais novo acadêmico da entidade.

Artigos Relacionados