Não deixe a crise destruir seu sonhos

Confira o artigo mensal do colunista Adelino Cruz

É difícil enfrentar e vencer a crise que tomou conta do Brasil. Todos sabem disso, principalmente aqueles brasileiros corajosos que investiram em pequenos negócios, que sonharam a vida toda, investindo o pouco que tinham, para atingir outro patamar na escala da vida.

Publicidade

Acreditaram num País, reconhecidamente por todos, por suas inúmeras potencialidades e pelos milhões de consumidores que podem garantir o sucesso de qualquer empreendimento. É certo que não contavam com a corrupção que tomou conta e vem destruindo sonhos, que já eram realidade. Foram empreendedores ousados ao criar suas pequenas empresas. Estão sendo fortes e destemidos ao lutar bravamente para impedir que a crise destrua seus sonhos, como já aconteceu com muitos que já naufragaram.

“Não deixem que seus sonhos acabem. Sempre há um novo caminho”, afirma o colunista

Os problemas causados pela política afetaram a economia de tal ordem que a luta se tornou árdua e pesada para quem precisa do retorno de seu investimento. É claro que os efeitos para a sociedade brasileira estão sendo desastrosos, destruindo esperanças e negócios. Pior, ainda, é ter que conviver com uma violência que afeta a todos, gerando medo e pânico, o que leva a problemas de saúde e baixa auto estima, por terem que viver nesta situação.

Apesar de tudo isso é preciso acreditar que na vida tudo passa. Esta crise vai passar. O pior está acontecendo e não vai durar para sempre.

É preciso acreditar que a economia de um País tão belo e com tantas possibilidades pode reverter esta situação. Os pequenos empresários não precisam cerrar suas portas. Lutem muito, reajam e usem a criatividade para atingir o mercado e buscar os resultados que precisam. O desânimo é o pior inimigo, pois gera tristeza, melancolia afetando as resistências físicas e psicológicas levando a doenças que podem prejudicar seriamente a continuidade do trabalho.

Publicidade

Não é hora de ficar sentado esperando que as coisas aconteçam. O mercado é grande e sempre supre as expectativas, diante de alguém que acredita no que diz e faz. Leve qualidade, não só dos produtos que vendem, mas também na maneira como abordar e conquistar um cliente. O momento é de capacitar pessoas para fazerem melhor o que já faziam bem. As resistências existem
mas a qualidade, a verdade e a atenção ao cliente unidas ao carisma, ao profissionalismo e a eficiência dos vendedores vencerá as dificuldades. O profissional de vendas passa a ser o consultor que vai levar soluções viáveis aos clientes, percebendo que cada um precisa ser atingido naquilo que ele gosta e precisa.

É preciso muita sensibilidade para perceber o momento e principalmente capacidade e experiência para oferecer o que é bom e necessário para cada cliente. Não tenham receio de pedir ajuda. Mude o que for preciso para identificar novos caminhos e soluções que atendam as reais necessidades dos clientes. Não deixem que seus sonhos acabem. Sempre há um novo caminho. Consultorias especializadas podem fazer a diferença.

Artigos Relacionados