SindSeg RS alerta para os riscos da contratação de seguros pirata

Vendidos como proteção veicular, produtos têm preços até 70% mais baixos, mas oferece muitos riscos ao cliente

A criminalidade em alta acaba refletindo no preço dos seguros de veículos. Com isso, muitas pessoas acabam procurando preços mais em conta e contratando uma proteção veicular. Com preços até 70% mais baixos que um seguro tradicional, a proteção veicular oferece normalmente rastreamento e outros itens. Mas será que está tudo certo? Segundo o Presidente do Sindicato das Seguradoras do RS (SindSegRS), Guacir Bueno, é preciso desconfiar quando o valor é muito destoante. “As seguradoras são regulamentadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) e oferecem garantia efetiva de cobertura dentro das regras contratadas. Estas empresas que oferecem estes seguros piratas colocam em risco o patrimônio do contratante, por não dar garantia de indenização em caso de sinistro”, explica.

Publicidade

O presidente do SindSeg-RS, Guacir Bueno. Filipe Tedesco/JRS

Os seguros piratas, conhecidos como proteção veicular, são comercializados por associações e cooperativas e não são regulamentados pela entidade governamental. Outra diferença, é que ao contratar um seguro através de uma seguradora, a pessoa passa a ser segurada, enquanto através dessas outras empresas ela se torna associada. “Pode parecer uma pequena diferença de nomenclatura, mas tem um impacto prático bem grande, pois não deixa as regras estabelecidas desde o começo. Temos registrado um número muito grande de reclamações de clientes que tiveram problemas com o seu veículo e ao acionar a sua proteção não conseguiram a indenização ou houve uma demora muito grande para obtê-la. É o legítimo barato que sai caro”, destaca Bueno.

As seguradoras, por exemplo, precisam manter uma reserva financeira técnica para poderem operar, mas estas associações, por não estarem subordinadas a Susep não possuem esta obrigatoriedade, o que representa um enorme risco em caso de falência, por exemplo. O pagamento da “cobertura” dos seguros piratas é mensal e, em caso de sinistro, todos os participantes do grupo teriam que se cotizar para pagar a indenização.

Tanto Susep quanto Ministério Público vem fiscalizando e multando empresas que tem esta prática ilegal, mas muitas vezes elas mudam apenas a razão social ou CNPJ e continuam existindo. “A fiscalização deve ser de todos. Da sociedade em não adquirir este tipo de produto e denunciando quando identifica, do poder público fiscalizando e coibindo esta prática e do mercado segurador divulgando os riscos para as pessoas que adquirem esta modalidade”, afirma. Para Bueno, a melhor maneira de evitar uma cilada é desconfiar quando se encontra preços muito baixos e buscar sempre a orientação de um corretor de seguros. No site da Susep é possível verificar as empresas regulamentadas.

Publicidade

Artigos Relacionados

Comentários

  1. O Sr. Guacir, está correto no seu posicionamento, entretanto, gostaria de jogar um pouco de “tempero”neste caldo para uma reflexão do mercado. Já se vai longe o tempo que temos notado o mercado segurador discutindo sobre as Associações e Cooperativas e insistindo que as mesmas não são idôneas, que não cumprem obrigações legais e que não pagam sinistros, entretanto, as mesmas continuam atuando e continuam vendendo a “proteção veicular” para inúmeras pessoas, com um produto “parecido com seguro”, será que é só o preço que atrai? a forma de financiamento? a possibilidade de contratação para veículos mais velhos? ou há algo mais que precisa ser investigado neste mercado? Por outro lado, também não temos visto Cias Seguradoras falirem e o mercado como um todo ficar na mão? ou ainda vermos alguns casos onde a indenização se arrasta?
    Se os corretores de seguros não vendem “proteção veicular”, quem o faz? como obtém sucesso?
    Não sei a solução, não sou dono da verdade e nem estou sendo pago para defender um ou outro lado, mas que merece uma reflexão mais aprofundada, com certeza merece.

Não são aceitos comentários.