Sucesso do Corretor de Seguros passa por capacitação constante

Diretor de Ensino do Sincor-RJ comenta transformações do mercado

Arley Boullosa é professor da Funenseg, Corretor de Seguros e diretor de ensino do Sincor-RJ / Divulgação

Com mais de duas décadas de experiência no mercado de seguros, Arley Boullosa acredita que processos mais eficientes devem engolir quem não investir em qualificação constantemente. Professor da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) há 22 anos, Boullosa atuou por 21 anos como segurador, e há 5 virou Corretor de Seguros. “Não vai ter espaço para profissional mais ou menos. Temos novos agentes entrando no mercado e não dá para imaginar que somente os corretores continuarão sendo o único canal de distribuição de seguros no Brasil”, projeta o também diretor de ensino do Sindicato dos Corretores do Rio de Janeiro (Sincor-RJ).

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

Pensando nisso, a entidade dos corretores fluminenses planejou até setembro uma vasta programação com palestras toda semana. No próximo dia 3 de agosto, 2 palestras focam na especialização e no aperfeiçoamento do mercado de seguros. “Desde que assumi a diretoria de ensino temos encontros, no mínimo, uma vez por semana. Em 2 meses foram mais de 500 corretores e funcionários de corretoras participando das palestras. Estamos focados no crescimento profissional não apenas dos associados, mas, também de seus funcionários e as palestras são pensadas para os dois públicos”, revela.

Quem não investir em qualificação será engolido por processos mais eficientes

“[Muitos] corretores não tem um domínio próprio para e-mail. Nem um site que ajude nas vendas, ou um sistema de gestão para a corretora. Grande parte não possui um multicálculo para tornar sua operação mais eficiente, muito menos processos definidos para serem mais produtivos. Falta planejamento e uma estratégia… Fica difícil avançar assim”, analisa.

“Tenho falado muito sobre isso em palestras e treinamentos que faço para corretores. O mundo já mudou e tem gente achando que irá mudar e esperando acontecer”, completa o especialista. Para ele, o corretor de seguros precisa investir em tecnologia porque os clientes estão cada vez mais conectados. “Em 2015 os acessos à internet através de celular ultrapassaram os realizados por desktops e notebooks. Sei que não é simples. Tudo isso custa dinheiro, mas custa menos do que muitos imaginam. Sem qualificação haverá muitas dificuldades e isso já vem acontecendo”, disse.

Uma das palestras promove uma reflexão sobre as operações da Youse Seguros, plataforma de seguros da Caixa Seguradora que vem dominando as rodas de conversa dos profissionais do setor. “A Youse é um tema polêmico, mas na minha visão, é exagerado falar que ela concorre conosco. Os atendentes lá vendem errado, explicam mal e não possuem o conhecimento que os corretores tem. O produto não garante danos materiais contra terceiros. Apenas isso já é um ótimo argumento para desqualificar o produto. Temos opções muito melhores que as da Youse para vender“.

Publicidade

Atendimento consultivo é o grande diferencial dos corretores de seguros

Arley Boullosa ainda é fundador da Kuantta Consultoria, que aposta na Ituran com Seguro. “É um exemplo de produto que garante perda total por roubo, furto e pode ser incluída também a perda total decorrente de colisão. Ainda tem RCF (Danos materiais e Corporais) mais Assistência 24 horas com 5 acionamentos”, constata. Em recente reportagem, o JRS destacou as opções da empresa. “É um produto alternativo para o corretor não perder vendas”, explicou Roberto Posternak, diretor comercial nacional da Ituran.

Na edição 203 da Revista JRS você confere a entrevista completa! Aproveite e confira a última edição.

Corretor fluminense, anote na agenda e programe-se para participar das próximas palestras do Sincor-RJ:

Divulgação

Artigos Relacionados