Apple patenteia maneira secreta para acionar emergência no iOS

Recurso é ativado por impressão digital

A Apple teve publicada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, nesta terça-feira, uma patente que permite aos usuários do iOS acionarem serviços de emergência através de um recurso alternativo. Embora seja possível ligar para o serviço de emergência na tela de bloqueio dos iPhones, isso permitiria aos usuários buscar ajuda quando um assaltante estiver em ação.

Publicidade

Reprodução

A empresa sugere que a tecnologia procuraria uma sequência de impressões digitais ou pressão aplicada para desencadear uma chamada ao 911, número da polícia americana. Para o assaltante, parecerá que a vítima está desbloqueando o smartphone.

O recurso, que pode ser programado para ignorar senhas e telas de login, também pode alertar as autoridades sobre o paradeiro de um usuário raptado e automaticamente puxar áudio ou vídeo ao vivo diretamente do iPhone.

A patente acrescenta que o acionamento pode apagar ou ocultar certos dados pessoais que você pode não querer compartilhar com outros, como contatos de confiança ou algum endereço residencial.

Publicidade

Não está claro se a Apple vai inserir a novidade em atualizações de software – as patentes registradas nem sempre chegam ao usuário final – mas é uma boa indicação do que é importante para a empresa. A gigante de Cupertino não se pronunciou sobre o assunto.

Recentemente, a empresa lançou um recurso SOS para o Apple Watch para facilitar o contato com serviços de emergência.

Artigos Relacionados