Finanças e Inovação foram temas em destaque na Jornada de Administração

Palestras abordaram a organização das finanças pessoais e o impacto das novas tecnologias no mercado

“Cerca de 80% das famílias brasileiras não controlam suas finanças”. A afirmação foi feita pelo mestre em Administração e professor da Escola Nacional de Seguros, Antônio Carlos Magalhães, durante a Jornada de Administração, realizada nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório da Escola, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).

Publicidade

Realizado anualmente, o evento é voltado aos alunos do Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência, e do Tecnólogo em Gestão de Seguros. A edição desse ano contou com quatro painéis, que abordaram os temas Gestão, Finanças, Liderança e Inovação.

Na primeira palestra, “Finanças Pessoais”, Antônio Carlos Magalhães abordou a importância da educação financeira para os investimentos pessoais. O professor apresentou diferentes opções de investimento que, de fato, dão retorno.

“Precisamos potencializar o uso do dinheiro e eliminar desperdícios e endividamento excessivo”, orientou. Segundo Magalhães, poupar é um investimento de longo prazo que garante segurança em relação ao futuro. “Pequenas poupanças trazem grandes investimentos”, afirmou.

Publicidade

O fim dos setores operacionais

“Os Desafios da Gestão para o Século XXI” foi a segunda palestra do primeiro dia, conduzida pelo mestre em Sistemas de Gestão e professor da Escola, Ricardo Nascimento Ferreira. O especialista baseou sua explanação nas mudanças impostas pelas novidades tecnológicas.

“Inovar é pensar em melhorias o tempo todo”, afirmou. Segundo Ferreira, devemos ter um compromisso com a inovação e fazer coisas diferentes para que possamos nos destacar. “O mercado prioriza profissionais com capacidade de solução que gera resultados, e isso tem que ser mostrado”.

De acordo com Ferreira, estamos vivendo uma nova era industrial, dominada pela tecnologia, que, segundo previsões, irá impor o fim dos setores operacionais. “Dentro de cinco anos vamos ter somente áreas de gestão, então, devemos tratar a tecnologia como uma ferramenta competitiva e começar a pensar de maneira mais gerencial do que operacional”, alertou.

Outro dado importante apresentado por Ferreira dá conta de que, até 2020, mais de 13 milhões de brasileiros receberão algum tipo de qualificação. No entanto, apenas 4,8% desse universo terão ensino superior. “A educação precisa ser alinhada às transformações que a inovação tecnológica está provocando em todos os setores da economia, para que esse cenário não se concretize”, concluiu.

O segundo dia da Jornada de Administração contou com as palestras “Como Tornar-se um Líder Coach” e “Inovação – O Administrador como Agente de Mudanças”.

Artigos Relacionados