Evento reúne especialistas nacionais e estrangeiros em São Paulo e no Rio

É o XII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), o Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado de seguros no Brasil, realiza, no dia 18/10 (quarta-feira), em São Paulo, e 19 e 20/10 (quinta e sexta-feira), no Rio de Janeiro, o XII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, reunindo especialistas e personalidades nacionais e estrangeiros, que falarão para uma plateia formada por gerontologistas, médicos, psicólogos, estudiosos da longevidade e autoridades públicas da área de saúde.

Publicidade

Atualmente, no Brasil, 24 milhões de pessoas têm mais de 60 anos, o que representa quase 13% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que, em 2050, esse número chegará a 64 milhões, o que significa que, de cada dez brasileiros, três serão idosos.

“Nosso objetivo é difundir para a sociedade brasileira a importância da conquista da longevidade em seu conceito mais amplo. Se vamos viver mais, nada mais lógico do que nos prepararmos para situações que são mais do que previstas, como a necessidade de se planejar financeiramente para ter um envelhecimento ativo e saudável”, destaca Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

Com o tema ‘Construindo a Qualidade da Vida Longeva’, Fórum terá transmissão em tempo real pela internet no seu primeiro dia, pelo site. Durante o evento, será realizada a entrega dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, que chegam à sua sétima edição com o objetivo estimular a reflexão sobre os efeitos da transformação da estrutura etária da população brasileira e mundial, em seus mais diferentes aspectos. Serão reconhecidos trabalhos nas modalidades de JornalismoHistórias de Vida e Pesquisa em Longevidade.

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

Ainda em São Paulo, o Grupo Bradesco Seguros apresentará a sua Plataforma da Longevidade, conjunto de ações e iniciativas voltadas ao tema, incluindo, entre outras, o lançamento do Portal “Viva a Longevidade”.

Dentre os especialistas internacionais que participam do primeiro dia do Fórum, destacam-se Karen Glaser, diretora do Instituto de Gerontologia, Departamento de Ciências Sociais, Saúde e Medicina da King’s College London, e o arquiteto alemão Matthias Hollfich, criador da architizer.com, maior plataforma digital de arquitetura do mundo. Hollfich é autor dos mais renomados projetos arquitetônicos mundiais que contemplam áreas sociais, acessibilidade, além de sustentáveis e conectados, necessárias para a nova forma de viver e envelhecer.

Entre os brasileiros, o economista Paulo Tafner, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) palestrará sobre o desafio de equilibrar as contas numa vida longeva. Tafner é autor dos livros “Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar” e “Previdência no Brasil: debates, dilemas e escolhas”. Já a médica Cláudia Burlá, especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), abordará os caminhos para prolongar a vida saudável.

O encerramento contará com a participação do compositor Toquinho, eleito “Ícone de Longevidade” para a edição 2017.

No Rio de Janeiro, o Fórum da Longevidade abordará o tema “A construção da resiliência ao longo do curso de vida”.

“Queremos contribuir para criar um mundo melhor para todos, onde as tecnologias possam responder às necessidades das pessoas de todas as idades, além de proporcionar qualidade de vida. Afinal, a Quarta Revolução Industrial deve estar a serviço do homem, que atualmente vive muito mais”, afirma o gerontólogo Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York, ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e presidente do Centro Internacional de Longevidade (ILC-BR). Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para assuntos relacionados à longevidade.

Participam dos painéis e debates os seguintes especialistas: Anita Liberalesso Neri, da Unicamp; Gil Sant’Anna, do Instituto D’Or, Brasil; Gabrielle Kelly, Resilience and Wellbeing Centre, Austrália do Sul; Claudia Hofheinz Giacomoni, da UFRGS; Ted Feder, da Associação Latino-americana de Psicologia Positiva; Gill Windle, da Dementia Services Development Centre (DSDC), Bangor University, País de Gales; Daniel Prieto Sancho, da Universidad Complutense, Madrid/Espanha; Ricardo Iacub, da Universidade de Buenos Aires, Argentina; Silvia Gascón, da iSalud, Argentina; Volker Deville, da Universidade de Bayreuth e Berlin Demography Forum Advisory Board; Ligia Py, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Marília Louvison, da Escola de Saúde Pública, USP; e Ali Naghieh, da Universidade de Oxford, Reino Unido.

Ações por uma melhor qualidade de vida

Realizado desde 2006, o Fórum da Longevidade faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo Bradesco Seguros com o intuito de difundir a importância de aliar proteção e planejamento financeiro a um futuro com qualidade de vida e bem-estar.

Além dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, as iniciativas incluem o Circuito da Longevidade, conjunto de provas de corrida e caminhada realizadas em diversas cidades do Brasil desde 2007, e que já reuniu mais de 410 mil participantes; os Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, que chegam à sua sétima edição, contemplando as modalidades de Jornalismo, Histórias de Vida e Pesquisa em Longevidade; e o programa Porteiro Amigo do Idoso, que já capacitou mais de três mil profissionais, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Artigos Relacionados