Cresce interesse nos seguros de Responsabilidade Civil Profissional

Profissionais da área da saúde têm dado importância à questão, segundo a Chubb

A Chubb, que lidera o setor de seguros de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) no Brasil (dados da Susep – Superintendência de Seguros Privados), afirma que profissionais e organizações da área de saúde têm revelado um interesse crescente por essas apólices no país. “Os processos movidos na justiça em função de supostos erros médicos vêm aumentando ano a ano e isso colocou em estado de alerta tanto os estabelecimentos de saúde quanto profissionais como médicos, enfermeiros, dentistas e outros”, afirma Rafael Domingues, diretor de Financial Lines da companhia. De acordo com ele, o seguro de RCP para a área de saúde garante proteção financeira para o segurado (pessoa física ou jurídica), caso ele necessite indenizar um paciente em função de erro ou omissão.

Publicidade

Segundo Rafael, a experiência da Chubb tem sido bastante requerida nesse setor. “Muitos dos que nos procuram já vivenciaram situações de sinistro e, por isso, passaram a reconhecer que esses eventos são complexos e, por isso, exigem um conhecimento amplo e aprofundado por parte da seguradora. Essas pessoas hoje se sentem atraídas pelo fato de que a Chubb é uma das pioneiras em RCP para a área de saúde tanto no Brasil como no mercado global”, explica. O diretor ainda diz que a capacidade financeira da companhia também tem sido valorizada no segmento. “As ações na justiça podem determinar vários tipos de desembolsos, desde o pagamento das custas do processo até uma eventual indenização do reclamante. Por essa razão, muitos estão se sentindo mais seguros ao optar pela Chubb, que é uma das mais sólidas companhias do mundo”, salienta.

Conforme Rafael Domingues, os seguros de RCP da Chubb para a área de saúde também têm sido procurados em função de outros diferenciais como a garantia de 100% do limite máximo da apólice para todas as coberturas, incluindo custos de defesa. “A seguradora está ainda ofertando no segmento as mais amplas coberturas e extensões, além de flexibilidade e desenhos específicos de acordo com a atividade profissional”, destaca. De acordo com o Diretor, o clausulado com linguagem clara e objetiva representa outra solução diferenciada da seguradora.

O seguro de RCP da Chubb para a área de saúde garante o pagamento das despesas de defesa tais como honorários advocatícios e os serviços de peritos nas esferas civil, criminal e administrativa (conselhos como CRM, CRO e outros). Além disso, cobre danos materiais, morais, estéticos e corporais ocasionados por erros técnicos. As coberturas também englobam várias situações de perfil administrativo como falha no preenchimento do prontuário, falta de plantonista, renúncia de atendimento e outras.

Publicidade

Artigos Relacionados