Orientações para o período de vendavais

Dicas são do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre

A aproximação do verão faz aumentar a temperatura em diversos locais do País. Na região Sul, que recebe na estação ventos úmidos oriundos do Sudeste, este é o período em que cresce a incidência de chuvas e vendavais. O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, no início do mês de outubro, realizou ação especial em várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atendendo mais de 2.600 segurados que tiveram perdas em virtude de ventos superiores a 100 Km/h que atingiram estes locais.

Publicidade

A iniciativa do Grupo contou com o deslocamento de peritos, coordenadores e analistas de sinistros de outros municípios com o objetivo de agilizar o atendimento e minimizar o transtorno dos clientes que tiveram sua casa, comércio, condomínio ou equipamentos danificados em virtude do evento. Entre os acionamentos recebidos pela empresa na ação especial, as principais solicitações foram para problemas de destelhamento, quebra de vidros, antenas parabólica e danos em móveis e equipamentos domésticos.

O superintendente executivo de seguros Massificados do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Tulio Carvalho, explica que a empresa tem registrado cada vez com mais regularidade a incidência de vendavais em diversas regiões do Brasil que não têm o histórico deste tipo de evento climático, portanto, muitas pessoas ainda não estão preparadas para lidar com esta situação. “A primeira preocupação deve sempre ser com a vida, buscando proteção em um local seguro logo que perceber o aumento dos ventos ou a formação de chuvas torrenciais”.

O segundo ponto que precisa ser considerado, de acordo com o executivo, diz respeito à proteção do patrimônio. “No seguro residencial, por exemplo, por um investimento que não chega a um por cento do valor do imóvel, a pessoa consegue proteger o bem que possui e que na maioria dos casos é a principal propriedade da família. Além disso, o contrato da companhia já garante a proteção contra danos que ocorram durante o vendaval, como destelhamento, quebra de vidros e danos elétricos ocorridos a equipamentos em virtude do evento.

Publicidade

Tulio pondera que o mesmo cuidado deve ser considerado pelas pessoas que possuem negócios nestas regiões. “O empresário precisa ter em mente que vendavais podem comprometer ou acabar com a saúde financeira de suas empresas. Por isso, é muito importante estar protegido contra eventualidades”. Na apólice do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, além das coberturas básicas contra incêndio, explosão, implosão e queda de raio, o empreendedor conta com uma vasta gama de proteções adicionais que preveem o ressarcimento contra problemas como roubo de bens (inclusive tentativa), tumultos (até mesmo decorrente de manifestações), perda do pagamento de aluguel, lucros cessantes (restituição em virtude da interrupção da atividade) entre outras.

Artigos Relacionados