Conheça os mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Mapfre Saúde ressalta que a doença tem 90% de cura em seus estágios iniciais

A cada 38 minutos um brasileiro morre devido ao câncer de próstata, segundo o recente levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença tem um desenvolvimento lento e assintomático no início, o que significa que quando o diagnóstico precoce é realizado, o paciente tem 90% de chances de cura nos estágios iniciais.

Publicidade

Contudo, o diagnóstico do câncer de próstata é retardado pela desinformação e também pelo preconceito associado ao exame de toque, o que faz com que os homens não busquem atendimento adequado.

Por esse motivo, a Mapfre Saúde ressalta que a prevenção, o combate e o tratamento do câncer de próstata se beneficiam da prática regular de atividade física. O exercício fortalece o sistema imunológico, previne a obesidade (que é fator de risco para esse tipo de câncer), modula os níveis hormonais e reduz do estresse.  Além disso, a frequência a prática esportiva pode melhorar a expectativa de vida de quem já está com a doença.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a Mapfre Saúde esclarece alguns mitos sobre esse inimigo da saúde do homem:

Publicidade

É uma doença de idoso:

  • MITO – Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo dessa idade.

PSA (Antígeno Prostático Específico) aumentado é sinal de que tenho câncer de próstata:

  • MITO – O antígeno prostático pode apresentar alterações em várias situações que não o câncer, como a hiperplasia benigna da próstata, prostatite (uma inflamação) e trauma. É importante a avaliação médica e o toque retal.

PSA (Antígeno Prostático Específico) baixo é sinal de que não tenho câncer de próstata:

  • MITO – Estima-se que o câncer de próstata esteja presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA, daí a importância do toque retal.

Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco:

  • VERDADE – A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com esse câncer aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Todos os casos de câncer de próstata precisam de tratamento:

  • MITO – A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, o estágio da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo se houver progressão.

Posso esperar os sintomas aparecerem para procurar um médico:

  • MITO – Em estágio inicial, a doença não apresenta qualquer sintoma. Geralmente, os principais sintomas são associados à hiperplasia prostática, ao crescimento benigno da glândula, jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.

Negros têm maior risco de desenvolver a doença:

  • VERDADE – Estudos apontam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.

Artigos Relacionados