Dicas para deixar a casa em ordem e viajar tranquilo

Bidu Corretora de Seguros listou algumas precauções simples para evitar surpresas desagradáveis durante a sua viagem de férias

Já imaginou sair de férias e na volta encontrar TV queimada, comida estragada na geladeira, vazamentos nas torneiras ou ainda tentativas de assalto? Muitas pessoas viajam em dezembro e janeiro mas esquecem que, além de arrumar a bagagem, é importante tomar algumas precauções para deixar a residência (casa ou apartamento) em ordem para não ter nenhum imprevisto. Pensando nisso, a Bidu – corretora de seguros online – preparou 12 dicas para quem vai viajar:

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

1. Feche os registros de água e gás. Evite vazamentos e gastos desnecessários.

2. Tire tudo da tomada! Chuvas e problemas com a rede elétrica da sua região podem queimar seus aparelhos eletrônicos ou causar um incêndio.

3. Desligue as luzes. Lembre-se de desligar todas as luzes para não haver desperdício de energia, exceto as que você quer como medidas de segurança. Coloque as luzes de segurança em temporizadores ajustáveis.

Publicidade

4. Limpe a geladeira. Mesmo que você vá ficar poucos dias longe de casa, jogue fora tudo que pode apodrecer. Ou congele.

5. Lave a louça e tire o lixo. Feche também os ralos e as tampas dos vasos sanitários. Não vai ser bacana voltar e encontrar a casa com algumas visitas indesejáveis, como insetos e outros animais.

6. Tranque ou trave bem as portas e janelas. Essa dica é básica, mas nunca é demais lembrar. Trancou a porta de entrada? E a da cozinha? Se a sua janela tem uma tranca, use-a. Caso ela seja de correr, use pedaços de madeira para travar o rolamento e impedir que alguém de fora abra.

7. Esconda os bens de valor – Assim você pode minimizar o prejuízo no caso de um assalto. Opte por lugares improváveis ou, melhor ainda, cofres protegidos contra incêndio.

8. Cuide do seu carro. Peça para algum conhecido ou parente ligar o motor do seu veículo pelo menos uma vez por semana, para que a bateria não fique descarregada. Deixe o veículo estacionado em um lugar coberto e protegido, caso seja possível. Não deixe o controle da garagem dentro do veículo.

9. Suspenda a entrega de jornais e revistas. Peça a um vizinho ou parente que recolha jornais, revistas e outras entregas do correio. Você também pode ligar na editora das publicações e pedir a suspensão temporária das suas leituras. O acúmulo de correspondência é um dos mais claros sinais de que não há ninguém no imóvel.

10. Seja discreto. Evite comentar com pessoas desconhecidas ou prestadores de serviço que não sejam de sua confiança sobre a data de ida e retorno da viagem. Nunca se sabe com quem estamos lidando.

11. Informe o porteiro ou algum vizinho de confiança sobre a sua viagem. Avise ao porteiro que você não está esperando ninguém, ou deixe com ele o nome das pessoas que estão autorizadas a visitar seu imóvel. Se morar em casa, deixe seu contato com um vizinho de confiança, para que ele avise se houver algum imprevisto.

12. Peça para alguém de confiança visitar sua casa periodicamente. Se for ficar muito tempo fora, peça a um conhecido para visitar sua casa e checar se está tudo em ordem, abrir as janelas para renovar o ar, regar as plantas, pegar o correio e dar uma impressão de vida normal.

Para ter ainda mais segurança, você pode contratar um seguro residencial que proteja sua casa contra danos elétricos e roubo ou furto. Lembre-se também de verificar se o seguro do seu carro contra roubo e furto está em dia. E se os seus planos incluem viagens para o exterior, vale a pena conferir opções de seguro viagem, que cobrirão qualquer despesa médica que você possa ter longe de casa. Acredite: pessoas prevenidas vivem mais tranquilas!

Artigos Relacionados