Prosperidade Radical: como fugir das ciladas financeiras na hora de comprar ou investir 5163

Este é o tema do novo livro do economista Marcos Silvestre

Divulgação
Divulgação

Existe um ditado popular que diz “Dinheiro não cresce em árvore”, e para nós brasileiros que estamos enfrentando uma longa crise que tem afetado diretamente o bolso de todas as famílias, esse ditado é praticamente uma lei de sobrevivência. Mas acontece que muitas empresas se aproveitam desse slogan para oferecer “oportunidades imperdíveis” que na verdade são grandes armadilhas financeiras. E foi pensando nisso que o economista Marcos Silvestre decidiu ensinar o caminho para fugir dessas pegadinhas financeiras, para aprender a fazer melhores negociações e, claro, aplicar seu dinheiro de forma mais rentável.

A Faro Editorial lança em março “Prosperidade Radical – 30 atitudes inovadoras para fazer seu dinheiro render mais”, do economista e especialista em finanças pessoais, Marcos Silvestre. Uma das características mais marcantes do professor Marcos é explicar de forma simples e didática como usar o seu dinheiro da melhor forma, e nesse livro ele vai ensinar tanto como gastar de forma mais consciente quanto como economizar e investir de maneira mais rentável.

Com exemplos muito práticos, esta novíssima obra revela as principais armadilhas por trás da propaganda que envolve o tentador universo do consumo e dos investimentos, fornecendo vários caminhos que habilitarão você a fazer escolhas mais inteligentes: o que é fundamental saber para comprar levando-se em conta o custo-benefício, como investir em diferentes modalidades de aplicações com segurança e ganhar sempre, e entender como as coisas funcionam, desde as chamadas “ofertas irrecusáveis” aos “investimentos imperdíveis”, e saber reforçar sua posição de negociação para extrair maior vantagem de suas compras e escolhas financeiras.

Seu dinheiro não nasce como grama: já que é tão duro ganhar, você precisa estar muito atento na hora de gastar e de aplicar. Este livro revela, de forma surpreendente, o que outros só mencionam… mas não explicam!

Lançamento – Dia do consumidor
15/03 – Livraria Cultura do Conjunto Nacional a partir das 19h
Av. Paulista, 2073 – Consolação – São Paulo

Ficha Técnica
Título: Prosperidade Radical – 30 atitudes inovadoras para fazer seu dinheiro render mais
Nº de páginas: 176
Preço:29,90

Marcos Silveste é economista com MBA em Finanças, Controladoria & Bancos pela USP. Desde 1991 atua como pesquisador, educador, comunicador, autor, curador e conteudista nas áreas de Economia Popular, Finanças Pessoais, Empreendedorismo & Gestão da PME. Idealizou e implementou na UNICAMP o PROFE®, Programa de Reeducação e Orientação Financeira e Empreendedora. Fundador da SOBREDinheiro ®, apresenta os programas Na Ponta do Lápis e Por Conta Própria na rádio BandNews FM e dirige o site Vamos Prosperar.

AIG anuncia aquisição do Grupo de Seguros Glatfelter 410

AIG

Termos da transação não foram divulgados

A American International Group, Inc. (AIG) anunciou que entrou em um acordo definitivo para adquirir o Grupo de Seguros Glatfelter (“Glatfelter”), corretora e empresa de seguros que presta serviços completos para programas especializados e operações de varejo. Com sede em Nova Iorque, Pennsylvania, a Glatfelter oferece programa de alta qualidade, garantindo recursos que acelerarão o posicionamento estratégico dos negócios de Seguros Gerais da AIG. Os termos da transação não foram divulgados.

“O Grupo de Seguros Glatfelter se ajusta de forma excelente às estratégias da AIG, trazendo programas especializados de alta qualidade e capacidade de negócios, além de um histórico comprovado de fortes resultados de subscrição e programas exclusivos de gestão tecnológica para nossas operações de Seguros Gerais”, disse Brian Duperreault, Presidente e CEO da AIG. “A equipe de liderança altamente talentosa da Glatfelter fortalecerá nossos esforços para proporcionar um crescimento lucrativo e de longo prazo para a AIG”, completa.

“Tenho trabalhado próximo ao Tony Campisi e Glatfelter por muitos anos e admiro o seu valor diferenciado para clientes, alta retenção de clientes, cultura colaborativa e capacidade técnica interna impressionante. A aquisição da Glatfelter pela AIG Seguros acelera a forte cultura de subscrição que estamos estabelecendo. Estamos ansiosos para receber oficialmente Tony e os colegas da Glatfelter na AIG”, disse Peter Zaffino, CEO de Seguros Gerais da AIG.

“Nós realizamos programas de negócios com a AIG há 40 anos e desenvolvemos um relacionamento muito especial baseado na confiança mútua e em uma forte cultura de subscrição. Consideramos a liderança da AIG como uma das mais talentosas do setor de seguros e estamos ansiosos para ser parte integral do compromisso da AIG de expandir sua presença em programas de negócios”, disse Tony Campisi, CEO do Grupo de Seguros Glatfelter.

Fundada em 1951, as operações da Glatfelter incluem aproximadamente 3 mil corretores atendendo cerca de 30 mil segurados nos Estados Unidos e Canadá. Glatfelter estabeleceu um valor único e diferenciado em vários espaços de programas de nicho. Após a conclusão, Tony Campisi se reportará diretamente a David McElroy, novo CEO da AIG Lexington.

A transação deve ser concluída no quarto trimestre de 2018, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias e liberações em jurisdições relevantes.

Consultores

BofA Merrill Lynch é consultor financeiro exclusivo da Glatfelter e a Willkie Farr & Gallagher LLP prestou consultoria jurídica à Glatfelter. Evercore é consultora financeira exclusiva da AIG e a Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP prestaram consultoria jurídica à AIG.

Último dia para participar do Troféu Seguros e Corretagem 1297

Troféu Seguros e Corretagem

Categoria de votação popular do Troféu JRS decide corretora e seguradora destaque de 2018

Nesta terça-feira (25) encerram as inscrições gratuitas para participação no Troféu Seguros e Corretagem. A categoria do Troféu JRS conta com votação do público pela internet para decidir qual corretora de seguros e companhia de seguros destaque do ano de 2018.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Troféu JRS promove a categoria, que já contou com mais de 30 mil votos nas duas edições realizadas. Podem participar corretoras de seguros de todo o Brasil, desde que possam estar presentes na cerimônia de reconhecimento, no dia 19 de outubro, a partir das 20h30min, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, em Porto Alegre (RS).

Nas edições anteriores, a HDI Seguros foi bicampeã na categoria seguradora. Já entre as corretoras, a Adatto Seguros foi o destaque de 2016, a Sustentare Seguros foi a grande homenageada em 2017, nos 15 anos de Troféu JRS.

Uma noite especial aguarda mais de 1 mil convidados, entre corretores, operadores de mercado, executivos, prestadores de serviço e parceiros de negócios do ramo de seguros. O evento é promovido pelo JRS, uma das maiores e mais conceituadas publicações nacionais sobre o setor.

Cronograma

O Troféu Seguros e Corretagem conta com inscrições totalmente gratuitas para corretoras de seguros até esta terça-feira (25). Na quarta (26), começa a votação para corretora de seguros destaque, através do hotsite oficial do evento. Essa etapa do Troféu Seguros e Corretagem vai até o dia 18 de outubro. No dia do Troféu JRS, em 19 de outubro, o público decide em votação relâmpago qual a seguradora destaque do ano de 2018.

O principal diferencial desta edição é que a escolha dos destaques não acontecerá pelo Facebook, mas sim em plataforma própria desenvolvida pela comissão organizadora do evento. Isso torna o processo mais seguro e transparente, uma vez que impede que um usuário possa votar mais de uma vez ou que empresas de marketing possam impulsionar votos.

A comissão organizadora do evento cede convite com acompanhante para a noite de homenagens. Custos com deslocamento e hospedagem ficam por conta do participante.

Inscreva-se já no Troféu Seguros e Corretagem!

Companhias preparam ações especiais para o Conec 2018 882

Arquivo JRS

Evento começa nesta quinta-feira (27), no Transamérica Expo Center, em São Paulo

Entre os dias 27 e 29 de setembro, corretores de seguros de todo o Brasil participam da 18ª edição do Conec, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento conta com uma grade intensa de palestras, que irão abordar o futuro da corretagem de seguros. Ao todo, mais de 50 empresas do mercado de seguros integram a Exposeg, com o objetivo de apresentar soluções e produtos aos corretores, fortalecendo o relacionamento entre os players.

Estão confirmadas apresentações dos cantores Thiaguinho e Luan Santana, e também haverá, para os corretores de seguros congressistas, o sorteio de oito automóveis. Os congressistas também desfrutam do Parque Gastronômico, em formato de food trucks, com diversas opções de cardápios; poderão participar da ação social Passaporte do Bem e concorrer a uma viagem; e seus acompanhantes terão uma programação diferenciada paralelamente ao evento.

Veja ainda: Capemisa traz seguro contra acidentes e estande com happy hour ao Conec.

Já destacamos em recente publicação o lançamento do aplicativo CONECtados, que permite, através da aba networking, que qualquer participante do evento possa interagir através de bate-papo. Além disso, a aplicação conta com informações sobre a programação, local e palestrantes. A ferramenta é gratuita e já está disponível para download na Apple Store e na Google Play. O aplicativo também permite a participação em enquetes e o envio de perguntas aos palestrantes.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP), Boris Ber, diz que neste evento a entidade quer oferecer experiência única aos participantes, de modo que saiam com o sentimento de terem aproveitado 100% das atrações promovidas.

“O Conec possui 36 anos de história, abordando sempre assuntos que impactam a atividade dos corretores de seguros em cada período, por isso, temos a missão de não apenas manter a grandiosidade do congresso, mas também de inovar. O objetivo do Sincor-SP sempre será o de mostrar a força do corretor na distribuição de seguros no Brasil. E o Conec é um exemplo disso”, destaca.

As companhias de seguros também preparam uma série de novidades para apresentar ao mercado de seguros. A Tokio Marine, por exemplo, está cada vez mais empenhada em inserir o corretor no ambiente digital, a seguradora vai expor a plataforma Brokertech, especialmente desenvolvida para a capacitação de seus parceiros de negócios, em um estande de 247 metros quadrados, o maior do evento e da história da companhia, na Exposeg, a feira de negócios que ocorre em paralelo ao congresso.

Confira: Futuro da corretagem de seguros será discutido no 18º Conec.

“Sempre aguardamos a realização do Conec com grande expectativa pela importância do evento e pela oportunidade de reafirmarmos a importância do corretor de seguros e das assessorias para a nossa indústria. Este ano, diante das grandes transformações digitais que já chegaram ao mercado, vamos reafirmar que, para a Tokio Marine, o corretor continuará exercendo o papel fundamental de consultor de segurança de pessoas e empresas e não será substituído pura e simplesmente pela tecnologia”, afirma o Diretor Executivo Comercial, Valmir Rodrigues.

A plataforma Brokertech permite que corretores e assessorias ampliem o conhecimento sobre 16 ferramentas digitais já disponibilizadas pela Tokio Marine, divididas em quatro módulos: Empreendedorismo Digital; Vendas; Marketing Digital e Gestão Eficiente. “A tecnologia é uma aliada do corretor de seguros sobretudo na agilização de processos, abordagem comercial, realização de negócios e ampliação da base de clientes. Por isso, estamos investindo cada vez mais em tecnologia com dois objetivos principais: auxiliar nosso corretor a vender mais e reduzir seu trabalho operacional”, explica Rodrigues.

Expectativa: Luan Santana encerra programação do 18º Conec.

Durante o Conec, o Presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, e o Diretor de Tecnologia, Wilson Leal, participarão de painéis a respeito do futuro do mercado e do papel das insurtechs, respectivamente. Também representarão a companhia e recepcionarão parceiros de negócios os Diretores Estatutários, Diretores e Superintendentes Comercias, além de Gerentes de Sucursais de todas as regiões do País.

O estande da Tokio Marine terá ambientação digital e oferecerá aos visitantes a tradicional culinária japonesa e apresentações do cantor Ito Moreno.

E ainda: Regula Sinistros participa do Conec e lança campanha para corretores de todo Brasil.

A Zurich, com 79 anos de atuação no mercado brasileiro, prepara forte participação no Conec 2018. Em um espaço com mais de 100m2 na área da feira, os executivos da seguradora recebem os corretores e parceiros para estreitar relacionamento e ampliar negócios. Os profissionais vão conhecer um pouco mais sobre as soluções inovadoras da companhia para o mercado de seguros, com destaque para o segmento de linhas pessoais – Automóvel, Residencial e Empresarial (PMEs).

Os corretores que visitarem o estande poderão ainda ter mais detalhes do Programa de Relacionamento Experiência Zurich, iniciativa inovadora da companhia que reúne todos os benefícios de forma simplificada, oferecendo vantagens e incentivos aos parceiros de negócios.

Veja também: Heródoto Barbeiro será mediador de painel do 18º Conec.

Um dos destaques do programa são os encontros que a Zurich tem promovido, duas vezes por mês, nas cidades em que possui filiais. “É um modelo informal de aproximação dos executivos da companhia com os corretores. Com isso, buscamos entender as dificuldades e particularidades de cada região. O diferencial, em tempos de relações digitais, é resgatar o relacionamento pessoal, a troca de conhecimento e proporcionar momentos agradáveis para nossos parceiros”, afirma Marcio Benevides, Diretor Executivo de Distribuição, da Zurich.

A participação da Zurich no Conec também terá a presença do CEO, Edson Franco, no painel Papel do Mercado de Seguros na Construção do Futuro, que será realizado no dia 28, às 9h.

“É uma oportunidade ímpar para troca de conhecimento entre os profissionais do mercado, visando sempre buscar e discutir alternativas e soluções para, cada vez mais, ampliar a atuação e o desenvolvimento do nosso setor”, destaca o CEO da Zurich.

A HDI Seguros, sexta maior seguradora de automóveis e residências do país, também é patrocinadora do 18º Conec. O presidente da HDI Seguros, Murilo Riedel, e o vice-presidente técnico Fabio Leme, participarão do evento com as palestras “O papel do mercado segurador na construção do futuro” e “O carro do futuro e o mercado de seguros”, respectivamente, no segundo dia do Congresso (28).

E mais: Luís Roberto Barroso fará palestra sobre o futuro do Brasil no 18º Conec.

“Ao falarmos de futuro é crucial destacar o forte papel das seguradoras que investem na transformação digital para mais solidez dos negócios. As mudanças tecnológicas de hoje vão moldar como o segmento operará nos próximos anos e precisamos estar preparados. O Conec é, sem dúvida, um importante fórum para essas discussões já que reúne nossos principais parceiros de negócios, que são os corretores”, avalia Riedel.

Para Fabio Leme, o ramo automotivo é o que mais deve se transformar. “Ter um automóvel não é mais o principal desejo dos jovens. A forma como as pessoas se locomovem e suas prioridades, como agilidade e bem-estar, devem ser consideradas pelo mercado segurador”, destaca o executivo.

Veja também: Ricardo Boechat é presença confirmada no 18º Conec.

Além da participação nos debates, a HDI disponibiliza aos corretores um estande com diversas atrações. O local conta com jogos interativos, massagens, brindes e bar com drinques e sorvete Haagen Dazs, tradicionalmente oferecido pela seguradora. A HDI aderiu a ação Passaporte do Bem, que arrecada fundos para instituições beneficentes.

Já a Autoglass convida os parceiros de mercado para conhecerem algumas novidades. “A Autoglass preparou uma experiência imersiva especialmente para você”, disse a empresa especialista em prestação de serviços junto ao mercado segurador e o comércio de vidros e peças automotivas para consumidores, oficinas e lojistas.

A Porto Seguro também confirmou presença no Congresso de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Conec). Para receber os profissionais da corretagem, a seguradora preparou um estande onde os visitantes poderão conhecer mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela companhia, com atrações interativas e entrega de brindes, além da presença dos executivos da companhia.

“O Conec é uma excelente oportunidade para nos unirmos aos Corretores de seguros, que são nossos principais parceiros de negócio, para debatermos sobre o atual momento do setor, trocarmos experiências e entendermos as melhores práticas, tendências e possibilidades de evolução para o mercado”, comenta Roberto Santos, presidente da Porto Seguro.

Além do estande, os executivos da companhia participarão de três plenárias. No dia 28, às 9h, o presidente da seguradora participará da discussão sobre o “Papel do mercado de seguros na construção do futuro”, e às 11h, Rivaldo Leite, Diretor Geral da Porto Seguro, integrará o debate sobre “O carro do futuro e o mercado de seguros”. No dia 29, às 9h, o Superintendente Executivo de Planejamento Comercial da Porto Seguro, Eduardo Weber, irá realizar uma apresentação sobre o tema “Insurtech: tecnologia do presente – Preparando para o futuro da corretagem de seguros”.

*Com conteúdos de: Original 123, RP1 Comunicação, Agência Race e Ketchum.

Tecnologia previne contra principais motivos de processos trabalhistas no Brasil 509

Divulgação

Ações judiciais causadas por divergências em horas extras e intervalos podem ser evitadas

Quando um conflito entre um trabalhador e uma empresa chega à esfera judicial o resultado acaba sendo um grande prejuízo para ambas as partes. Para que a situação não chegue a esse ponto é preciso que a organização esteja atenta a todos os direitos trabalhistas e responsabilidades tanto da empresa quanto do colaborador.

Um levantamento de 2017 do Tribunal Superior do Trabalho apontou que estão entre os principais motivos de processos trabalhistas por parte de funcionários, questões relacionadas a horas extras e intervalos intrajornada, especialmente motivadas por divergências em relação a folgas e inconsistência na jornada de trabalho. Ao todo, foram mais de 76 mil processos envolvendo esses motivos apenas no primeiro trimestre do ano passado.

Segundo o Relatório Justiça em Números de 2018, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça Trabalhista concentra 6,9% de todos os processos do país, totalizando mais de 5,5 milhões ao todo, tendo como principais temas problemas com rescisão do contrato de trabalho e verbas rescisórias resultantes de horas extras e jornadas irregulares.

De acordo com André Ferreira, coordenador de Marketing da Pontomais, empresa que disponibiliza tecnologia para registro e gestão de ponto na nuvem, boa parte desses problemas pode acontecer em razão da resistência à tecnologia por parte das empresas. “Ainda existem muitas empresas que insistem em utilizar ferramentas ultrapassadas, como planilhas e livros ponto, para controlar as horas trabalhadas dos funcionários. Além de ser passível de fraude, esse tipo de controle não permite que a empresa descubra inconsistências de jornada e deixa o cálculo de horas suscetível a erros humanos”.

Uma das melhores opções para diminuir o número de processos trabalhistas relacionados ao controle de horas é a adoção de um sistema online para gerenciar as jornadas da empresa. A startup curitibana Pontomais, que já conquistou mais de 5.000 clientes em todo o país e nomes de peso como Havaianas e Unimed, oferece uma solução online oferece opções para registro de ponto, é capaz de identificar se as jornadas de trabalho, intervalos, horas extras e folgas estão sendo cumpridos de maneira apropriada e ainda identifica irregularidades de acordo com a legislação trabalhista para evitar possíveis processos.

Com a tecnologia, é possível até mesmo registrar a jornada de trabalhadores remotos, por exemplo, além de preparar a solução para jornadas flexíveis, até mesmo para trabalhadores PJ e freelancers que não têm um horário fixo já estabelecido.

“As empresas precisam estar atentas ao controle de jornada de seus trabalhadores. Com a ajuda da tecnologia, é possível fazer isso de maneira mais ágil e precisa, corrigindo qualquer imprecisão ou falha humana que podem trazer dores de cabeça para ambas as partes”, afirma Ferreira.

Pontos que merecem atenção depois da Reforma Trabalhista

Com a tecnologia, é possível atender a diversas exigências da legislação com as quais os departamentos de Recursos Humanos precisam ter atenção redobrada, inclusive com as mudanças estabelecidas pela Reforma Trabalhista do ano passado. Esse é o caso do cálculo de horas extras e da compensação do banco de horas, que passam a ser negociados entre o patrão e o empregado em até seis meses. Por isso, é preciso que o controle de horas trabalhadas e os registros de ponto sejam muito bem esclarecidos e exibidos de forma transparente ao trabalhador.

Além dos cálculos das horas extras e banco de horas, um dos casos em que o acordo prévio se faz necessário é ajornada de trabalho 12×36, em que o trabalhador realiza o expediente por 12 horas e descansa por 36 horas. Qualquer excedente nesse período é considerado como hora extra.

Também são pontos que merecem a atenção os casos do intervalo intrajornada, que exigem que o funcionário realize uma pausa de pelo menos uma hora em jornadas com mais de seis horas, e do intervalo interjornada, em que é necessário de um descanso de pelo menos 11 horas entre duas jornadas seguidas.

“Qualquer redução ou descumprimento desses períodos, além de erros com o cálculo das horas poderá incorrer em irregularidades trabalhistas que trazem prejuízos para o trabalhador e para a própria a empresa. Vale lembrar também que se o patrão e o empregado mantiverem uma relação transparente a possibilidade de existirem problemas para ambas as partes é muito pequena”, afirma Ferreira.