HDI foca em aperfeiçoamento de produtos e preços

Entrevista exclusiva com diretor de planejamento financeiro e investimentos

Recentemente a HDI Seguros anunciou Roberto Santiago Takatsu como diretor de Planejamento Financeiro e Investimentos. O cargo, recém-criado pela sexta maior seguradora de automóveis do Brasil, busca reforço estratégico ao seu quadro.

Publicidade

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros, previdência e investimento financeiro, o novo diretor tem a missão de implementar novo plano de negócios da empresa, agregar tecnologias e funcionalidades aos clientes e corretores da área financeira, além de auxiliar no direcionamento da empresa frente a requisitos globais. Com vivências nos Estados Unidos e na China, ele possui amplo know-how na área financeira internacional, sempre acompanhando as novidades e tendências do setor.

Confira entrevista exclusiva:

Roberto Santiago Takatsu é o novo diretor de Planejamento Financeiro e Investimentos da HDI Seguros. Divulgação

JRS: Como a sua experiência lhe auxiliará neste novo desafio na HDI?

Publicidade

Roberto Takatsu: O mercado segurador vem se aprimorando nestes últimos anos e junto os requerimentos de capital para cobertura de solvência. A SUSEP solicita cada vez mais capital, tanto para cobertura de riscos de seguros, quanto para riscos de investimentos, trazendo novos desafios para as seguradoras na gestão de seu balanço. Se por um lado isto é um fator positivo, pois assegura um mercado forte e capitalizado para honrar com seus compromissos, por outro lado uma gestão eficiente de capital se tornou fator crucial para a sobrevivência da seguradora no longo prazo.
Neste contexto assumo a diretoria de Planejamento Financeiro da HDI para assegurar uma visão holística das iniciativas estratégicas de tal forma que todo investimento de capital esteja alinhado com a estratégia da companhia e que os mesmos gerem um retorno mínimo acima do custo de capital dos acionistas.
Desta forma, minha experiência na gestão e seleção de investimentos contribuirá neste novo desafio, onde toda iniciativa estratégica será analisada como um investimento e priorizada de acordo com o retorno esperado e a facilidade de implantação.

JRS: Qual o reforço estratégico que esse novo cargo trará a companhia? Como ele se refletirá em benefícios aos corretores e segurados?

RT: A função principal deste cargo é assegurar uma visão integrada de todas as iniciativas estratégicas da companhia priorizando os projetos com maior retorno e maior facilidade de implantação. Sendo assim, conseguiremos acelerar a implantação de novos produtos e serviços aos nossos segurados e corretores com uma velocidade de resposta muito mais alta do que no modelo atual, onde muitas iniciativas eram tratadas individualmente por cada departamento. Além disso, o departamento de planejamento também será responsável por identificar novos processos de melhoria que resultarão em ganhos de eficiência com consequente reflexo no preço de nossos produtos.

JRS: Seguro de automóveis ainda é o produto mais popular entre os brasileiros. A HDI, como a sexta maior companhia do segmento, tem entre suas responsabilidades estar atenta às modificações de consumo?

RT: A HDI está atenta a estas modificações e por isso vem passando por uma transformação desde o ano passado para ser cada vez mais digital e estar ainda mais próxima do consumidor. Os hábitos de consumo influenciam na forma como clientes e empresas se relacionam e também em possibilidades de novos produtos. Estes são cenários que observamos bastante.

JRS: Um bom planejamento pode acarretar em inúmeros efeitos. Quais seus planos de ações frente à nova área?

RT: Estou atuando em duas frentes: uma interna com a estruturação da nova diretoria de planejamento que é composta pelos departamentos de PMO – Planejamento, Orçamento, Investimentos e Tesouraria, onde o objetivo principal é alavancar a sinergia entre as áreas de PMO e orçamento com as outras áreas de negócios. Esta nova diretoria auxiliará na definição e priorização dos projetos e acompanhará se a execução dos mesmos está ocorrendo dentro do prazo e custo estimado. Além disso, após a implantação dos projetos acompanharemos se os resultados obtidos estão ocorrendo de acordo com o planejado. Este é um ponto crucial dada a dificuldade de se isolar o impacto de uma iniciativa nas vendas, mas estamos trabalhando para segregar gerencialmente estes impactos.
Na segunda frente que atuo, a HDI montou um plano para cinco anos onde na primeira fase o foco foi a redução de custos e agora estamos focados nas melhorias de produtos e preços. No total, são 32 iniciativas que precisam ser coordenadas e monitoradas e este é nosso principal objetivo: que todas as iniciativas sejam implantadas de forma organizada sem reflexos negativos em nossa operação.

JRS: Sob a sua perspectiva, o que podemos aguardar da HDI em 2018?

RT: Neste ano, a HDI seguirá investindo no segmento de automóveis e também abrirá novas frentes de seguros que sejam atrelados ao core da empresa. Também trabalharemos para ampliar nossa base segurada nos produtos que lançamos no último ano, como o seguro para moto, para residência e para micro e pequenas empresas.

JRS: Quais novidades esperar da companhia em outros ramos que não o de automóvel?

RT: A companhia está focada em diversificação de portfólio dentro dos ramos em que já atua e em outros que tenham sinergia com o core business. Mais do que isso não posso adiantar ainda.

Artigos Relacionados