Rio Grande do Sul é o segundo maior mercado da Travelers no Brasil

Leonardo Semenovitch destaca dinâmica sofisticada do mercado gaúcho de seguros

“A cultura de seguros no Rio Grande do Sul é acima da média de mercado”, afirma Leonardo Semenovitch, diretor-presidente da Travelers no Brasil, em entrevista ao programa Seguro Sem Mistério na TV. Quase uma centena de operadores do mercado gaúcho de seguros participou do almoço mensal organizado pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg/RS). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (17), no Clube do Comércio, em Porto Alegre (RS).

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

Leonardo Semenovitch é diretor-presidente da Travelers no Brasil
Leonardo Semenovitch é diretor-presidente da Travelers no Brasil

“Muitas coisas mudaram nos últimos 10 anos, depois da abertura de mercado de resseguros com o IRB, as seguradoras têm vivido momentos de grandes mudanças em busca de profissionais qualificados. Algumas companhias performaram muito mal na guerra pela disputa de preços e taxas reduzidas, o que resultou em uma situação um pouco fora do normal. Ainda acredito que o mercado brasileiro de seguros vai evoluir se todos trabalharem em conjunto e, principalmente, com o apoio dos corretores. Isso é fundamental para evoluirmos e conquistarmos um mercado muito mais maduro e saudável”, analisa ao abordar a realidade das operações brasileiras de seguros.

A tecnologia foi um dos pontos fortes da palestra de Semenovitch, para o executivo um grande ponto que precisa de atenção são as grandes ideias que possuem negócios não tão bem definidos. “Temos que conectar a inovação das insurtechs com a realidade do mercado segurador. É um grande desafio para evoluir, mas existem passos para se chegar lá”, frisa.

O diretor-presidente da Travelers no Brasil ainda evidencia a importância de estudar a dinâmica do cliente, que cada vez mais desperta para novas preferências. “Temos um novo público que acompanha tudo através de seus aplicativos em tablets e smartphones. O acesso à informação ficou muito mais fácil e precisamos chegar a um modelo operacional diferenciado, que facilite a disseminação dos produtos”, comenta. Para Semenovith, o público jovem não está mais tão ligado a bens como o carro, por exemplo. “Muitos preferem guardar dinheiro e viajar ou gastar de outras formas diferentes”, reitera.

Publicidade

Ainda sobre o mercado gaúcho de seguros, o executivo reitera a posição de destaque do Estado em relação a cultura da proteção. “A participação no mercado securitário é maior que a participação do Rio Grande do Sul no PIB do Brasil. Isso mostra que este é um mercado sofisticado, onde as pessoas têm maior preocupação com o risco. Devemos aproveitar e levar essas boas práticas para outras regiões”, elogia. Atrás apenas de São Paulo, o RS é o segundo maior mercado da Travelers no País. “É uma localidade com muito potencial”, completa.

A companhia ingressou no Brasil em sociedade com o Grupo J Malucelli, que possui um braço muito forte na garantia de investimentos para produtos corporativos, como Riscos de Engenharia ou Patrimonial, além de Responsabilidade Civil e D&O. “Ainda temos muito a inovar nas coberturas, destaco ainda o seguro cibernético, um produto cada vez mais popular dada a crescente preocupação das empresas com a perda de dados de clientes. Hoje em dia todas as empresas são digitalizadas, então é uma proteção fundamental”, salienta ao reforçar a expertise da Travelers em soluções para riscos corporativos.

O palestrante demonstra mais tranquilidade e conforto diante das perspectivas de recuperação da economia brasileira. “Temos sinais de que a economia está desprendendo-se da política. Passamos por períodos muito turbulentos e mais estatizantes, ou seja, com maior interferência estatal. Acreditamos que isso não deve mais acontecer, independente de quem ganhe a eleição. De uma forma ou de outra é natural que a situação melhore e os investimentos voltem. Esperamos que haja calmaria em relação à economia, pois temos oportunidades gigantescas no Brasil. Até mesmo porque os seguros estão muito ligados aos produtos voltados à infraestrutura, como nos segmentos de transportes, o ramo de engenharias e o próprio garantia voltado para investimentos”, finaliza.

O presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg/RS), Guacir de Llano Bueno
O presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg/RS), Guacir de Llano Bueno

O presidente do Sindseg/RS, Guacir de Llano Bueno, aproveita para convocar os demais atores da região participem deste momento de integração. “A palestra foi maravilhosa e temos satisfação de saber que o Leonardo Semenovitch é nosso parceiro, mesmo com sua agenda tumultuadíssima. Os encontros regionais que estamos promovendo, como em Pelotas, são um sucesso. No dia 11 de outubro teremos mais uma palestra com Eduardo Dal Ri, presidente da Comissão de Veículos da FenSeg e executivo da SulAmérica, desta vez em Santa Maria.

O alto escalão da Brigada Militar também marcou presença. O coronel Mário Ikeda, comandante da instituição, reforça o trabalho de estancamento dos altos índices de criminalidade que afligem a população gaúcha. “Estamos trabalhando em função da segurança da população com grande ênfase no combate ao roubo e furto de veículos. Isso tem sido um grande problema para as pessoas. Esperamos reduzir esses números ao longo do ano, até mesmo para que se possa pagar menos por uma proteção securitária e garantir a qualidade na prestação desse serviço”, explica. Ikeda ainda pede ajuda da população no apoio às ações da polícia, que “defende a sociedade e muitas vezes dedica a própria vida”.

Todas as imagens – Almoço do Mercado Segurador com Leonardo Semenovitch:

Artigos Relacionados