Seguro Garantia, destaque de 2017, deve continuar em alta em 2018

Crescimento de 32% no ano passado foi acima do esperado, não deve haver queda

O Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor – SP), divulgou em sua carta de conjuntura um balanço sobre o setor de seguros no primeiro trimestre deste ano e um recorte específico sobre os desafios para o mercado de Seguro Garantia em 2018.

Publicidade

De maneira geral, no primeiro trimestre a receita de seguros cresceu 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já numa analise dos produtos patrimoniais, o sindicato comentou a alta de 32% da receita com seguros garantia. Na análise da entidade, o aumento pode estar relacionado ao período de crise e despesas com garantias judiciais provocadas por ações de corte de custos.

Para Antoine Maleh, diretor da Tailor Insurance, corretora especializada em seguros patrimoniais, a retomada da economia também pode movimentar esse produto. “A retomada de investimentos pode manter esse mercado aquecido pelas modalidades tradicionais desse seguro, como garantia de fornecedor, aditamento ou retenção de pagamento e até para resguardar investidores que estão apostando em novos projetos”, explica Maleh.

O seguro garantia pode ser aplicado a empresas privadas e públicas com a função de garantir que se cumpram obrigações estipuladas em contratos e respaldando o contratante em caso de não cumprimento de cláusulas relacionadas a serviços, fornecimento de recursos, entre outras situações. Também é uma alterantiva à fiança bancária.

Publicidade

Dados gerais do seguro garantia:

  • R$ 2,5 a 3 bilhões em prêmios por ano
  • Média de 25 seguradoras atuantes com faturamento em torno de R$1 milhão ano
  • Taxa de crescimento de 32% na receita em 2017

Artigos Relacionados