Entenda a diferença entre seguro e plano de saúde

Saiba como funcionam pagamento e ressarcimento em cada um, além de seus benefícios

O Brasil é ainda hoje assolado por problemas considerados como necessidades básicas que são, a saúde, a educação e a segurança. Entre estes, a saúde talvez seja a mais deficitária no país. E esse pode ser o motivo que faz com que número de pessoas que buscam por uma cobertura de plano de saúde seja grande.

Publicidade

No entanto, nesta busca, muitas dúvidas surgem, e entre elas a mais comum é referente a diferença do plano de saúde e do seguro saúde. Se você também vem sofrendo com essa questão, acompanhe este artigo e entenda melhor como cada um destes funciona.

Como funciona o plano de saúde?

Oferecido por empresas privadas, o plano de saúde é um serviço que reúne uma série de procedimentos médicos e laboratoriais que podem variar conforme a cobertura escolhida, desde atendimentos clínicos nas áreas de psicologia, fisioterapia, etc., até internações hospitalares e exames mais específicos.

Cada uma das empresas que oferecem essa espécie de serviço conta com pacotes de cobertura diferentes e redes de atendimento próprias. Normalmente, os planos de saúde possuem diferentes tipos de abrangências e valores, em coberturas conhecidas como:

Publicidade

• Individuais;
• Familiares;
• Coletivos;
• Empresariais;

Como funciona o seguro saúde?

O seguro saúde é um serviço que oferece reembolso aos beneficiários que procuram serviços médicos ou laboratoriais. Independentemente do serviço, ao contar com um seguro saúde o usuário poderá escolher o prestador de serviço que lhe for mais conveniente, pagar pelo serviço e depois receber o valor pago.

Este reembolso funciona conforme o plano selecionado no momento da contratação do seguro saúde. Nestes casos, o segurado paga um valor mensal chamado de ‘prêmio’, que garante a todos os demais clientes a cobertura das despesas ocorridas durante o mês.

Diferença entre os planos de saúde e os seguros saúde

A mais importante diferença entre os seguros saúde e os planos de saúde é que no seguro o beneficiário é livre para poder escolher quem lhe prestará os serviços laboratoriais e médicos entre outros, sem a imposição de esperar vagas para consultas.

O seguro saúde promoverá o reembolso referente a todas as despesas médicas feitas por seus segurados, diferentemente do plano de saúde, que recebe um valor específico para oferecer tais serviços sem custos adicionais em algumas situações.

São serviços diferentes que oferecem coberturas para o mesmo fim. Antes de escolher entre um deles é interessante que você avalie a sua necessidade de contar com esse serviço e quais as vantagens e coberturas, assim como a abrangência territorial, oferecidos por cada um deles.

Ambos os serviços possuem períodos de carência, ou seja, um prazo estabelecido pela empresa em que determinados serviços não terão sua utilização permitida. Portanto, vale a pena pesquisar esses períodos também antes de fazer sua escolha.

O período de carência pode variar de meses a dias, dependendo do serviço, do plano de cobertura e do prestador. Pesquise bem cada uma das possibilidades e encontre a que lhe será mais viável.

Artigos Relacionados