Compartilhamento de riscos apresenta um campo de oportunidades

Entidades de previdência complementar fechada e seguradoras podem operar neste modelo

O consultor sênior da Mirador Atuarial, diretor e acadêmico da Academia Nacional de Seguros e Previdência, Sérgio Rangel

O segmento das entidades de previdência complementar fechada está ligado à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e ao Conselho Nacional de Previdência Complementar. Dentro deste ramo, existem os planos coletivos, operados pelos fundos de pensão, que podem compartilhar riscos com o mercado de seguros. Este cenário foi o tema de workshop promovido pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindSegRS) na quinta-feira (30), em Porto Alegre.

Publicidade

“A norma prevê que as seguradoras podem oferecer para os fundos de pensão coberturas relacionadas a morte, invalidez, a sobrevivência de pessoas e aos desvios de hipóteses biométricos”, explica o consultor sênior da Mirador Atuarial, diretor e acadêmico da Academia Nacional de Seguros e Previdência, Sérgio Rangel. “Com relação aos riscos de morte e invalidez, trata-se de uma oportunidade importante de dar sob o ponto de vista de gerenciamento de riscos uma possibilidade aos fundos de pensão”, acrescenta.

A gerente executiva da OAB-Prev, Ariane Lessa

Por outro lado, a gerente executiva da OAB-Prev, Ariane Lessa, apresenta o case da entidade, que já está em desenvolvimento há 12 anos: “Há vantagens para ambos os lados, é uma relação ganho a ganho, mas principalmente a potencialidade de desenvolvimento de novos produtos pelas seguradoras é um diferencial, que ainda é pouco explorado, então há muita oportunidades nisso”, comenta.

O próprio benefício de risco, segundo Ariane, é importante para entidades como a OAB-Prev. “Sem eles não conseguiríamos de fato proteger a nossa massa, porque como entidade fechada de previdência complementar o nosso plano, se não for por intermédio de uma seguradora, só pode ocorrer através de previdência”, diz. “Outra grande vantagem que tem esse modelo é que a contratação do risco por intermédio desta operação tem benefícios de risco que podem ser deduzidos do Imposto de Renda, na totalidade de 12% da renda bruta anual”, complementa.

Publicidade

A operação da OAB-Prev funciona por intermédio da área comercial, que é disponibilizada pela própria seguradora e percorre todo o Estado fomentando o plano de previdência dos advogados e seus familiares. “A partir deste momento nós assumimos todo o relacionamento com o participante, fazendo a emissão das contribuições”, finaliza.

O momento contou com a mediação do diretor presidente da Fundação Banrisul de Seguridade Social, Jorge Berzagui. Confira as imagens abaixo.

Fotos: Matheus Henrique Pé/JRS

Artigos Relacionados