Festival Global Dive In promove discussão sobre recrutamento inclusivo

AIG Seguros e Aon promoveram o evento, em São Paulo (SP)

A AIG Seguros é uma das empresas que traz ao Brasil o festival de diversidade e inclusão do setor de seguros Dive In, realizado em 17 países, de 25 a 27 de setembro. Como parte do festival, a seguradora promoveu, nesta quarta-feira (25), o painel “Os desafios do recrutamento diverso” com a presença de representantes de empresas, instituições sociais, acadêmica e consultorias para debater a inclusão, desenvolvimento e gestão de profissionais sob a perspectiva da diversidade.

Publicidade

Os painelistas convidados pela AIG para discutir o tema foram: Patrícia Molino, Líder de Consultoria em Pessoas e Mudanças Latam e Líder de Inclusão e Diversidade na KPMG; Pedro Jaime, Professor Doutor do Departamento de Administração, da FEI; Flavio Gonzalez, Supervisor de Qualificação e Inclusão Profissional, da APAE; Carolina Ignarra, Consultora de Inclusão de Profissionais com Deficiência e fundadora da Talento Incluir; Deives Rezende, Superintendente de Ética e Ombudsman, ItaúUnibanco; e Mara Gabrilli, Deputada Federal e Fundadora do Instituto Mara Gabrilli.

As moderadoras do painel serão Adriana Zanni, Diretora de RH da Aon, e Nélia Soares, Diretora de RH da AIG.

“É muito gratificante participar de uma iniciativa como essa que reúne recursos, amplia perspectivas e compartilha as melhores práticas em diversidade e inclusão no ambiente corporativo. Apoiamos globalmente o Dive In desde o seu primeiro ano, pois acreditamos no poder de mudança de movimentos como este”, comenta Adriana Zanni, Diretora de Recursos Humanos da Aon Brasil.

Publicidade

A Aon está empenhada em criar uma cultura vencedora e inclusiva onde todos tenham oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Investimos em programas de diversidade e inclusão para garantir que seja promovida uma cultura inclusiva e aberta, com pluralidade de pensamento e estilo.

Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho que reflita cada vez mais nossos valores, a área de Recursos Humanos da Aon Brasil deu início a um projeto de fortalecimento da cultura de seus colaboradores sobre diversidade e inclusão em 2018 – o foco inicial são pessoas com deficiência física ou intelectual. Este importante trabalho conta com o suporte da consultoria Talento Incluir, que desenvolve programas de inclusão sustentáveis para alcançar a equidade nas relações humanas.

Dentre outros projetos desenvolvidos pela Aon, há o Jovem Seguro que possui o intuito de capacitar jovens de alta vulnerabilidade para o mercado de trabalho, despertando o espírito empreendedor e posturas comportamentais compatíveis ao cenário corporativo.

“Acreditamos que promover a equidade é, acima de tudo, promover a aceitação de todos em nosso time, oferecendo oportunidades de trabalho e desenvolvimento iguais para profissionais com mesmo nível de conhecimento. Ter pessoas de grupos sociais diferentes é extremamente positivo para toda e qualquer empresa. Um estudo realizado pela Aon aponta que equipes assim compostas têm 45% mais chances de crescimento de marketshare e 70% mais probabilidade de conquistar novos mercados”, afirma Zanni.

Ambos os painelistas demonstraram a efetividade no avanço de ações afirmativas, mas reiteraram a necessidade de que mais empresas despertem para este ponto importante da sociedade.

“A participação de negros em posição de liderança nos Estados Unidos é muito maior que no Brasil, esse é um índice que nos envergonha”, destacou o professor Pedro Jaime.

O evento nasceu em 2015, em Londres, na Inglaterra, por iniciativa da Inclusion@Lloyds. No ano seguinte, ganhou proporção, chegando a 10 países. Em 2018 juntam-se à agenda importantes centros multiculturais: Nova York, Zurique, Pequim, Melbourne, Mumbai, São Paulo e Rio de Janeiro.

A AIG é um exemplo de que a força de trabalho diversificada promove a criatividade, levando as pessoas e a organização à inovação e ao crescimento. “Estimulamos nosso time para que criem discussões sobre pluralidade na companhia, inclusive sobre a minoria dentro das minorias”, comenta Nélia Soares, Diretora de Recursos Humanos da AIG Brasil.

A seguradora apoia grupos voluntários de funcionários criados com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, os chamados ERG (Employee Resource Group). No mundo, já são mais de 90 grupos focados nas mais variadas causas inclusivas, como os “Líderes Asiáticos”, “Profissionais Negros na AIG”, “Deficientes e Aliados”, “Profissionais Veteranos de Guerra”, entre outros.

No Brasil, os trabalhos de diversidade na AIG são liderados pelos grupos Diversitas & Aliados, criado em 2016 em apoio à diversidade LGBT, e o Women @ Work, que foi o pioneiro na AIG Brasil, em 2014, e visa promover o desenvolvimento profissional das mulheres na companhia, proporcionando uma rede forte e comprometida em prol da igualdade de gênero.

*Com informações de CDI e Misasi.

Artigos Relacionados