Brasil vai às urnas neste domingo; Consciência em primeiro lugar

Em editorial, JRS reafirma posições e fornece breve guia para o eleitor

É chegado o momento de decidir o futuro do Brasil. Durante o processo eleitoral, os candidatos apresentaram seus projetos para o País e seu Estado. A escolha de seus representantes impacta diretamente na sua vida. Por isso, vote de forma consciente. Analise muito bem seus candidatos e candidatas, além do que já fizeram e do que realmente podem fazer pelo bem do interesse coletivo.

Publicidade

A redação de JRS contempla a pluralidade de ideias e isso é fundamental para compreender distintas visões, que garantem sempre nossa isonomia e isenção. Como empresa totalmente financiada pelo setor privado, não cabem interesses que não a promoção da informação como forma de libertação para nossos leitores. Não temos lado. Aqui, todos têm voz. Prezamos pela Democracia e participação ativa da Sociedade nos assuntos de interesse nacional.

Reflita, analise, pesquise. Trazemos agora um breve compilado sobre a votação que acontece neste domingo.

Como votar?

Você deve comparecer em sua Seção Eleitoral, de acordo com a zona de inscrição de seu Título de Eleitor. Se não lembrar de cabeça, o site do Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza os dados necessários. Em 2018 você ainda pode utilizar apenas o aplicativo oficial do TSE, caso já tenha cadastrado sua digital. São aceitos ainda os principais documentos de identificação válidos em território nacional.

Publicidade

O TSE liberou que os eleitores votem com a camiseta do candidato. No entanto essa é uma forma individual de manifestação, sem a possibilidade de se fazer propaganda eleitoral a favor do mesmo. De acordo com a lei eleitoral, está proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, além de manifestações coletivas e ruidosas e qualquer tipo de abordagem, aliciamento ou persuasão de eleitores. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

O que está em jogo?

Os eleitores escolhem neste domingo, 7 de outubro, os deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República. O primeiro voto é para deputado estadual, composto por 5 números. Na sequência, o eleitor decide quem representa sua região na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). São 4 dígitos.

Este ano são eleitos dois senadores por estado. O número dos candidatos são compostos por três dígitos. Já na sequência vem o voto para governador. O voto é na legenda do candidato, composta por dois números. Por fim, o eleitor decide quem será o próximo presidente de República.

Candidatos à presidência da República:

Concorrem: Alvaro Dias (PODE), Cabo Daciolo (PATRI), Ciro Gomes, (PDT), Eymael (DC), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (NOVO), João Goulart Filho (PPL), Marina Silva (REDE) e Vera (PSTU).

A votação começa a partir das 8h e vai até ás 17h. A repercussão da eleição presidencial você acompanha no Newsletter JRS dessa segunda-feira.

Artigos Relacionados